TV por fibra RF Overlay
Uma tecnologia de distribuição de TV que combina fibra óptica com sinais de TV digital em RF (radiofrequência).
RF Overlay (Radio Frequency Overlay) é uma técnica usada em redes FTTH (Fiber to the Home) que transmite sinais de TV ) sobre a mesma fibra óptica que leva internet. Isso é feito separando os sinais ópticos por comprimento de onda (WDM):
Essa tecnologia permite que a TV chegue como sinal coaxial (RF) no receptor do assinante, sem necessidade de decodificadores IP.
Vantagens do RF Overlay
Sed ultrices nisl velit, eu ornare est ullamcorper a. Nunc quis nibh magna. Proin risus erat, fringilla vel purus sit amet.
-
Baixa latência e sem buffering: não depende de IP ou streaming.
-
Compatível com TVs normais (via entrada coaxial)
-
Permite TV ao vivo em tempo real
Serviço ideal para pequenos provedores de internet, grandes condominios e hoteis de grande e medio porte.
Pode ser aplicado em redes Gpon ou apenas rede de Tv.
Veja abaixo o Comparativo
MÉTODO 1
IPTV

Sistema de Recepção de Canais usando Antenas Profissionais de UHF e de Satélite. (Head-End Zind)
Sistema de Processamento de Sinais aparentemente mais acessível, mas os sinais devem ser re-encodados para Taxas de Dados geralmente inferiores ao da qualidade de vídeo original do conteúdo, pois este sistema Trafega sobre Fluxos de Dados IP dos clientes e assim todo cuidado deve ser tomado para não prejudicar o principal serviço do operador, a internet.
A Distribuição dos Sinais nas fibras ópticas se faz em IPTV, ou seja, em conjunto com o fluxo de dados na Internet de cada cliente, o que além de se ter que controlar as bandas de maneira apropriada ainda traz o inconveniente de se ter que usar uma caixa (Set-Top-Box) para CADA TELEVISOR, o que dependendo do tamanho do projeto pode até inviabilizar o projeto.
MÉTODO 2
TV NA FIBRA

Sistema de Recepção de Canais usando Antenas Profissionais de UHF e de Satélite. (Head-end Zind)
Sistema de Processamento de Sinais é mais sofisticado e de maior custo, mas neste caso por não consumir taxa de dados do sistema, os sinais não sofrem nenhuma redução na qualidade pois não são reencodados. A qualidade é sempre máxima para todos os canais captados, pode-se enviar Áudio em Dolby-Digital, legendas e muitos outros serviços e informações.
A Distribuição dos Sinais se faz de maneira muito simples, eficaz, robusta e com qualidade sempre original em Full-HD. E tudo isso sem consumir um BIT sequer da taxa de dados da internet do cliente. O custo para conectar o usuário final é bem menor, pois com apenas uma pequena caixa óptica/RF pode-se alimentar diretamente um ou mais Televisores Digitais comuns de mercado e fazer a busca de canais de maneira muito simples e usando só o controle remoto comum da TV.
OBSERVAÇÃO

Uma vez definido o número de canais, ambos usam o mesmo sistema de recepção.<br>
Aqui que normalmente residem algumas confusões, pois, apesar de aparentar um custo menos implantar IPTV, geralmente perde-se muito a qualidade e os recursos da TV Digital HD Full. Fora o alto custo e complicações ao usar caixas STB em todos os pontos de TV.

